top of page

VISTO NEGADO

A lei de imigração e nacionalidade norte-americana é bem específica para autorizar a entrada de turistas no país, mas geralmente o consulado norte-americano se baseia nas seções 214(b) ou 221(g) para explicar porque negou o visto a um imigrante, ou para alertar para a falta de documentos e comprovações, respectivamente.

 

Ocorre da seguinte forma: quando o órgão considera que ainda há a necessidade de solicitar informações ou comprovações, o alerta é feito com o código 221 (g). Ao final do atendimento, uma carta é entregue ao solicitante, determinando os dados que devem ser acrescentados ao processo, para que tenha sua autorização aprovada para viajar para os EUA. Neste caso, a pessoa não precisa pagar as taxas novamente, nem fazer outra entrevista. Apenas será preciso anexar as comprovações que faltam.

 

Negativa

Mais complicado é quando o viajante se depara com o código 214 (b). Conforme a lei de imigração e nacionalidade norte-americana, isso quer dizer que a pessoa não conseguiu provar que não é um imigrante. Em outras palavras, a pessoa não conseguiu convencer o consulado de que tem bons motivos para voltar para casa, e por isso não vai querer ficar de forma permanente nos EUA.

Para a imigração dos EUA, todas as relações com o país onde a pessoa mora são vínculos e provam que ela não irá os abandonar. Falamos de marido ou esposa, filhos, posses, e principalmente, trabalho e estudo. Por isso, todas as comprovações de vínculos com seu país de origem são bem-vindas.

 

Contudo, ser surpreendido com o código 214 (b) não significa que você nunca mais conseguirá o visto. “É possível fazer novas tentativas, porém, será necessário pagar todas as taxas e reiniciar o processo. Mas o mais importante é saber porque teve a negativa e regularizar a situação, com documentos e comprovações.”

 

Nervosismo

A ansiedade ou falta de preparo na hora da entrevista também são motivos para que o visto de um turista seja recusado. Há casos em que o perfil do viajante está de acordo com as exigências do consulado, mas houve mal entendimento do que ele disse ao oficial da imigração durante a entrevista.

“Às vezes a pessoa não teve preparo para aquela situação, está nervosa, e não consegue se expressar direito. Aí o oficial não interpreta as informações como deveria, e nega o visto .

 

Por isso, além de se concentrar para preencher os formulários corretamente e separar todos os documentos e comprovações necessários, o requerente deve estar orientado, sabendo como será a entrevista. Mas acima de tudo, deve estar tranquilo, com o objetivo da viagem e respostas para questionamentos já esclarecidas.

 

Apresentaçao

Outro erro que solicitantes de vistos fazem comumente é o de se vestir para um casamento no dia da entrevista consular,seja voce mesmo , vista-se como se fosse a uma reuniao familiar mesmo sabendo que vai a um orgao de um país estrangeiro, vista -se casualmente

bottom of page